24 de mar. de 2009

Inversão de valores

Coisas que tem pouca importância são colocadas como de muito valor e coisas importantes são colocadas como de pouco valor.

Porque as pessoas invertem os valores?

- Ignorância
- Crenças e valores internalizados de forma errada (pai, mãe, escola, amigos, sociedade, televisão)
- Questão cultural - o ser humano não é só produto do meio, ele faz parte do meio, Ex: Antes o casamento era uma coisa sagrada, algo de valor. Hoje a sociedade nos coloca que o amor é tudo, que se não der certo é só se separar.
- Estado pecaminoso do homem, o homem ficou deficiente.
- Ausência de Deus no coração, tudo é baseado no relativismo, tudo é Deus e Deus é tudo, não há escala de valores para a minha vida, não existe um Deus para ser obediente.

Inversão de valores alcança o povo de Deus também, a moça se guardava pura para casar, hoje não existe mais isso, relacionamentos são como produtos descartáveis, usa, acaba e começa outro.



Existem muitos motivos que levam a inversão de valores.
Citarei alguns, mas cabe a cada um de nós analisarmos, e com certeza encontraremos muitos motivos.


1 - Coisas valem mais do que pessoas – Você tem aquele guarda roupa cheio de roupas, mas a maioria não é usado e você não doa para quem realmente precisa. O marido alisa mais o carro do que a esposa.

2 - A aparência vale mais do que o conteúdo – Um homem comunicativo, um homem charmoso mas e o conteúdo? Palavra, expressão corporal e tom de voz são mais valorizados do que o conteúdo, um exemplo claro são os candidatos políticos.
O “glória a Deus” do irmãozinho da igreja é mais alto que os outros. O outro irmãozinho é fogo puro, sapatinho de fogo, fala línguas estranhas, tem visões, mas o crente não é conhecido pelos dons, mas sim pelos frutos.Ë como Jesus falou, sepulcro caiado, por fora bonito, por dentro a podridão.


3 - Serviço cristão vale mais do que a família - De que adianta está enfornado na igreja o tempo todo, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, sábado noite de revelações, domingo culto, e a família passando fome? Isso não existe, isso é desculpa de preguiçoso, vai trabalhar! Sustentar sua família, a não ser que essa pessoa seja remunerada pela igreja, um pastor. Em I Coríntios 7:32 é falado sobre a diferença entre homem solteiro e casado, se você é solteiro cuide das coisas do Senhor, se você já é casado, cuide das coisas do mundo, de como agradar a tua esposa. Não que quem seje casado não deve ir a igreja, entendam isso.

4 - Meus interesses vale mais do que o Reino de Deus - Sou capaz de usar meu dinheiro para qualquer coisa que eu quero, mas não sou capaz de fazer um sacrifício para um projeto da igreja, um projeto missionário. Sufoco financeiro? É porque o Reino de Deus nunca é priorizado, leiam Mateus 6:25 a 31.

5- O talento vale mais do que o caráter - Lá fora, esse jogador é um craque ele pode trocar a mulher por outra, olha o talento dele. Olhe esse artista de TV, ele pode trocar a mulher dele por outra, a mulher dele era até meio feinha. E dentro da igreja? Ah, mas ele é um cantor fantástico, ele pode trocar a mulher dele por uma mais nova, seus hinos são lindos.
A irmãzinha canta bem? Ela é legal? Tem grana? É gente boa? Mil vezes não! O Senhor vem buscar uma igreja santa, pura, irrepreensível, que cristianismo é esse que vivemos?

*** Hoje em dia, as coisas são mais importantes do que as pessoas, a aparência vale mais que o conteúdo, o serviço cristão vale mais do que a família, as experiências espirituais valem mais do que a Palavra, relacionamentos com ímpios mais importantes que relacionamentos com os irmãos, outros lugares mais importantes do que a casa de Deus, o talento vale mais do que caráter.
Deus está olhando o teu caráter e não o teu talento!
É tempo de acordarmos, e abrirmos os olhos para as coisas que aocntecem ao nosso redor. Ficamos tão acotumados com a frieza que está acontecendo com o povo de Deus, que tudo parece normal aos nossos olhos, mas que Deus tenha misericórdia de nós, e
abra nossos olhos para que não possamos perder a nossa coroa, ao longo do caminho.
Que possamos prosseguir em direção ao alvo que é Jesus, o autor e consumador da nossa fé.***





Nenhum comentário: